top of page
workshop

Labs DCT
WORKSHOPS

TEATRO DOMINGOS OLIVEIRA

25/10 SEXTA-FEIRA

9H30 - 12H

LabDCT 3 | DANÇAS MOLES

Diego Mac

Práticas experimentais de criação coreográfica, guiada pelo artista Diego Mac, a partir da pesquisa das relações entre dança e animação/simulação 3D. Mac convida profissionais e estudantes de artes cênicas para juntos modelarem, em seus corpos de carne e osso, pequenas partituras coreográficas inspiradas em peças e samples de dança 3D criados pelo artista a partir do trabalho com corpos moles digitais.

Público: profissionais e estudantes de artes cênicas

20 vagas

ASAS (Diego Mac) (9).png

Diego Mac é multiartista e produtor cultural, reconhecido por seu trabalho como diretor de dança e pela inovação na integração de dança com tecnologias 3D e blockchain. Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, é doutorando em Artes Cênicas (UFRGS), diretor da Macarenando Dance Concept, e diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Seu trabalho foi premiado internacionalmente e destacado em eventos como o NFT.NYC e a Non Fungible Conference. Com mais de 50 peças de dança 3D criadas e participação em exposições globais, Diego é uma figura proeminente no cenário artístico contemporâneo.

https://linktr.ee/diego.mac

TEATRO DOMINGOS OLIVEIRA

25/10 SEXTA-FEIRA

14H - 17H

LabDCT 4 | CIRCUITOS BIOLÓGITOS

Guilherme Xavier, Guilherme Durão e Luiz Ludwig

Nesta oficina inovadora, componentes eletrônicos são desmaterializado em suas características e cada participante assumirá uma função, como gerador, interruptor, diodo, transistor, capacitor e/ou resistor. Fazendo a transmissão de cargas na forma de “papéletrons”, formaremos um “circuito biologital” interativo que reage a diferentes inputs, produzindo sons e imagens em tempo real. Exploraremos como conceitos técnicos podem ser traduzidos em expressões artísticas, promovendo uma compreensão lúdica e colaborativa da eletrônica e sua aplicação nas artes performáticas, experimentando a fusão entre tecnologia e corpo em cena e descobrindo novas formas de interação.

Público: profissionais e estudantes de artes cênicas

20 VAGAS

ASAS (Diego Mac) (9).png

Guilherme Xavier

Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), pesquisador pelo LINC-Design (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e Coordenador do PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade) na mesma instituição. Tem como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas.  Atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas.

Guilherme Durão é designer de mídia interativa formado pela PUC RJ e Mestrando pela mesma com especialização pela New York University/ITP. Atua desenvolvendo peças interativas misturando técnicas diversas que vão desde o hardware e software até laser mapping e video mapping. Já colaborou com instituições como Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu de Arte do Rio, Parque Laje e Museu Catavento além de empresas como Vtex, Itaú, Globo e Spotify. Guilherme atua desde 2020 como Lead Creative Coder em seu estúdio, a SupLab.

Focado na interseção entre dados, arte e design, Luiz  Ludwig trabalha com design de ambientes interativos, artes visuais e visualização de dados. Como artista e designer, suas obras e instalações já estiveram presentes em instituições como Oi Futuro Rio de Janeiro, Galeria BNDES, Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte). Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland Institute College of Art (Estados Unidos), Luiz atualmente é doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ e professor do departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

TEATRO DOMINGOS OLIVEIRA

26/10 SÁBADO

10H - 13H
14h - 17h

LabDCT 5 | NAVEGANDO PELA PRESENÇA EM ESPAÇOS DE REALIDADE MISTA

Martin Kusch

Este workshop convida os participantes a explorar a interação dinâmica da presença física e virtual usando uma configuração de Realidade Mista aumentada. Por meio da alternância de papéis como artistas e espectadores/usuários, os participantes se envolverão na criação de sequências coreográficas que expandem os limites entre o espaço real e virtual. O workshop se concentrará na consciência espacial imersiva e interação em tempo real. Ao longo do dia, a experimentação prática ajudará a investigar a natureza mutável da presença em cenários de mídia imersiva. As discussões em grupo pontuarão o workshop, oferecendo espaço para refletir sobre suas experiências e aprofundar a compreensão de como esses elementos moldam o senso de presença.

CIVA_2022_SL_Screencapture-from-Video (7).jpg

Martin Kusch

Dirige o grupo de performance digital Kondition Pluriel (Montreal/Canadá), e o laboratório FulldomeXR da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, onde é pesquisador e professor adjunto. Sua prática se concentra em mídias digitais, virtuais, interativas e instalações performáticas e ambientes imersivos.

https://konditionpluriel.org/

https://www.martinkusch.art/

bottom of page