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CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIAS

Fórum de Ciência e Cultura - Salão Dourado

23/10 QUARTA-FEIRA

9H

Territórios Digitais para Dança Contemporânea

Gilles Jobin (Suíça) e Susana Panadés Diaz (Espanha/Suíça)

Mediação: Ágatha Oliveira

O renomado coreógrafo Gilles Jobin nos convida para conhecer as inovações no campo da dança contemporânea que tem desenvolvido com sua companhia, tais como performances em tempo real em projetos utilizando as realidades expandidas. Nessa teleconferência, o artista, junto com sua parceira Susana Panadés Diaz, apresentarão seu trabalho pioneiro de captura de movimento e coreografia digital desenvolvidos no seu estúdio com sede em Genebra. Eles compartilharão suas ideias sobre o processo artístico e integração tecnológica.

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Gilles Jobin 

Coreógrafo, baseado em Genebra, cujas produções têm sido apresentadas em todo o mundo desde 1995. Ele começou coreografar em 1995 e possui obras de dança renomadas como A+B=X (1997), Braindance (1999), The Moebius Strip (2001) e Under Construction (2002). Hoje, o coreógrafo se concentra em tecnologia e inovação para projetos de arte ao vivo, sendo reconhecido como uma das principais forças criativas no mundo XR. Seus projetos inovadores de VR e AR foram apresentados em grandes festivais, incluindo Sundance e a Bienal de Cinema de Veneza. Ele é regularmente convidado como palestrante internacional sobre dança e tecnologia na Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. https://www.gillesjobin.com

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Susana Panadés Diaz 

Dançarina contemporânea radicada em Genebra e intérprete principal da Cie Gilles Jobin desde 2004. Ela dançou em vários projetos inovadores, incluindo a peça de realidade virtual VR_I. Especializada em mesclar dança e tecnologia, ela também cria seus trabalhos coreográficos e colabora diretamente com tecnólogos e dançarinos.

23/10 QUARTA-FEIRA

10H30

Formas Fluídas de Presença:

Mídia Imersiva e a Transformação do Espaço

Martin Kusch (Universidade de Artes Aplicadas de Vienna, Áustria)

Mediação: Ágatha Oliveira

Esta palestra explora como a mídia imersiva, especialmente a realidade estendida (XR), a realidade virtual e os ambientes fulldome (imersivos), estão transformando nossas percepções de presença e corporeidade. Ao examinar obras artísticas que borram as fronteiras entre os espaços físicos e digitais, a XR destaca novas formas de engajamento sensorial e interação do público. Essas obras, que incluem práticas de performances ao vivo, bem como experiências imersivas mais amplas, desafiam noções tradicionais do corpo e de sua agência, oferecendo futuros especulativos onde a corporeidade é redefinida pela tecnologia e pela cultura digital.

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Martin Kusch

Dirige o grupo de performance digital Kondition Pluriel (Montreal/Canadá), e o laboratório FulldomeXR da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, onde é pesquisador e professor adjunto. Sua prática se concentra em mídias digitais, virtuais, interativas e instalações performáticas e ambientes imersivos.

https://konditionpluriel.org/

https://www.martinkusch.art/

23/10 QUARTA-FEIRA

14H

Design  de Realidade Mista, Imersividade e Jogos

Esteban Clua (Instituto de Computação, MediaLab, Universidade Federal Fluminese)

Mediação: Lucas Feres

Nesta palestra abordaremos os principais conceitos envolvidos em Realidade Mista e jogos dentro do contexto de criar aplicações divertidas e imersivas. A palestra irá explorar diversas possibilidades que estas plataformas podem trazer para diferentes contextos, incluindo educação, saúde e artes digitais.

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Esteban Clua

Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, pesquisador CNPq PQ 1D, cientista do Nosso Estado em 2024, pela FAPERJ. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) e atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP).

 

MediaLab:

https://www.ic.uff.br/pos-grad-computacao-visual/

23/10 QUARTA-FEIRA

15H

Tecnologia sintiente: Performance,

Inteligência Artificial e Realidade Estendida

Claudix Vanesix (Peru/França)

Mediação: Lucas Feres

Através da performance, observaremos o corpo humano como tecnologia e interface de novos meios digitais. Claudix Vanesix compartilhará sua investigação sobre a arte “figital”, com a qual elabora uma experiência física e simultaneamente digital. Artista mostrará alguns de seus métodos de trabalho para vincular o corpo e a Inteligência Artificial, bem como sua experiência projetando performances de conteúdo político com Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Motion Capture.

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Claudix Vanesix (elu/delu)

Artista XR do Peru que reside na França. Seu trabalho desafia o sexismo e o racismo na vida social digital e reflete sobre seu impacto no mundo físico. Claudix cria performance e arte de Realidade Virtual que desafia a narrativa da inevitabilidade tecnológica ao misturar novas tecnologias com tradições ancestrais.

24/10 QUINTA-FEIRA

9H

O corpo material e imaterial em suas borderlines

Janaína Leite (ECA, Universidade de São Paulo)

Mediação: Gabriela Lírio

A partir de suas últimas criações realizadas em plataformas digitais e com uso de realidade 3D, a diretora de teatro e pesquisadora Janaina Leite, reflete sobre o estatuto do corpo e da presença tomando, de um lado, o paradigma da “dissociação” mas também a ideia de uma coextensão entre corpo físico e corpo virtual, problema incontornável para a sociedade contemporânea e também para as artes.

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Janaina Leite é atriz, diretora, dramaturga e pós-doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalha sobre o uso de documentário e autobiografia no teatro a partir da perspectiva de um real ob-sceno. Publicou pela editora Perspectiva o livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena".

24/10 QUINTA-FEIRA

10H

Documentário e Intimidade

Coraci Ruiz (Laboratório Cisco)

Mediação: Gabriela Lírio

A partir de um processo familiar (a transição de gênero de seu filhe), a documentarista Coraci Ruiz realiza, entre 2019 e 2026, uma série de seis filmes que abordam as vivências de corpos trans. Passando por cada uma das produções, ela reflete sobre as diversas relações entre intimidade e produção documental.

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Coraci Ruiz é documentarista desde 2003. Seu primeiro longa, “Cartas para Angola” (2012), participou de diversos festivais e foi premiado no Brasil, Angola, Portugal e Bélgica; o segundo, “Limiar” (2020), participou de mais de 80 festivais em diversos países e recebeu 22 premiações no Brasil e no exterior; “Germino pétalas no asfalto” (2022), seu terceiro longa, foi exibido em festivais em diversos países e recebeu 15 premiações no Brasil e exterior. Dirigiu ainda diversos curtas, séries televisivas e outros conteúdos audiovisuais. É graduada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos pela Unicamp.

24/10 QUINTA-FEIRA

11H

Dramaturgia de Imersão, presenças em realidades digitais e mistas nas artes da cena

Coraci Ruiz (Laboratório Cisco)

Mediação: Gabriela Lírio

Proponho uma reflexão sobre outras possibilidades de improvisação em dança, a partir de configurações digitais, tais como metaverso, vídeo 360, realidade virtual, aumentada e mista. Trata-se de uma proposta que busca uma relação imersiva e participativa do público, a qual tenho desenvolvido como uma “dramaturgia de imersão”.

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Ivani Santana é artista da dança interessada na mediação tecnológica no campo da dança. Atualmente, tem como foco de investigação teórica e artística as realidades expandidas. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Dança da UFRJ. professora do Departamento de Artes Corporais. Líder do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológica: corpoaudiovisual.

24/10 QUINTA-FEIRA

14H

DANÇA+3D+BLOCKCHAINS

Diego Mac

Mediação: Giuliano Obici

Relato do artista Diego Mac sobre os impulsos e impactos provocados pelo uso da tecnologia Blockchain e das técnicas de simulação e animação 3D na sua poética coreográfica e no seu processo criação, produção, distribuição e comercialização de obras de arte.

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Diego Mac é multiartista e produtor cultural, reconhecido por seu trabalho como diretor de dança e pela inovação na integração de dança com tecnologias 3D e blockchain. Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, é doutorando em Artes Cênicas (UFRGS), diretor da Macarenando Dance Concept, e diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Seu trabalho foi premiado internacionalmente e destacado em eventos como o NFT.NYC e a Non Fungible Conference. Com mais de 50 peças de dança 3D criadas e participação em exposições globais, Diego é uma figura proeminente no cenário artístico contemporâneo.

https://linktr.ee/diego.mac

24/10 QUINTA-FEIRA

15H

Jogos Digitais se/então Transcendências Virtuais

Guilherme Xavier, Guilherme Durão e Luiz Ludwig (PUC - Rio)

Mediação: Giuliano Obici

Contemplando a difusão das fronteiras entre tecnologia, corpo e arte, a apresentação busca discutir como os elementos interativos dos jogos digitais podem ser mais do que metáforas audiovisuais de controle, mas recursos para experiências subjetivas profundas e reveladoras. Nessa apresentação interativa, abordaremos como a integração entre mecânica, dinâmica e estética pode transformar performances eletrolúdicas.

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Guilherme Xavier

Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), pesquisador pelo LINC-Design (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e Coordenador do PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade) na mesma instituição. Tem como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas.  Atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas.

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Guilherme Durão é designer de mídia interativa formado pela PUC RJ e Mestrando pela mesma com especialização pela New York University/ITP. Atua desenvolvendo peças interativas misturando técnicas diversas que vão desde o hardware e software até laser mapping e video mapping. Já colaborou com instituições como Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu de Arte do Rio, Parque Laje e Museu Catavento além de empresas como Vtex, Itaú, Globo e Spotify. Guilherme atua desde 2020 como Lead Creative Coder em seu estúdio, a SupLab.

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Focado na interseção entre dados, arte e design, Luiz  Ludwig trabalha com design de ambientes interativos, artes visuais e visualização de dados. Como artista e designer, suas obras e instalações já estiveram presentes em instituições como Oi Futuro Rio de Janeiro, Galeria BNDES, Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte). Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland Institute College of Art (Estados Unidos), Luiz atualmente é doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ e professor do departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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