CONFERÊNCIAS
Fórum de Ciência e Cultura - Salão Dourado
23/10 QUARTA-FEIRA
9H
Territórios Digitais para Dança Contemporânea
Gilles Jobin (Suíça) e Susana Panadés Diaz (Espanha/Suíça)
Mediação: Ágatha Oliveira
O renomado coreógrafo Gilles Jobin nos convida para conhecer as inovações no campo da dança contemporânea que tem desenvolvido com sua companhia, tais como performances em tempo real em projetos utilizando as realidades expandidas. Nessa teleconferência, o artista, junto com sua parceira Susana Panadés Diaz, apresentarão seu trabalho pioneiro de captura de movimento e coreografia digital desenvolvidos no seu estúdio com sede em Genebra. Eles compartilharão suas ideias sobre o processo artístico e integração tecnológica.
Gilles Jobin
Coreógrafo, baseado em Genebra, cujas produções têm sido apresentadas em todo o mundo desde 1995. Ele começou coreografar em 1995 e possui obras de dança renomadas como A+B=X (1997), Braindance (1999), The Moebius Strip (2001) e Under Construction (2002). Hoje, o coreógrafo se concentra em tecnologia e inovação para projetos de arte ao vivo, sendo reconhecido como uma das principais forças criativas no mundo XR. Seus projetos inovadores de VR e AR foram apresentados em grandes festivais, incluindo Sundance e a Bienal de Cinema de Veneza. Ele é regularmente convidado como palestrante internacional sobre dança e tecnologia na Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. https://www.gillesjobin.com
Susana Panadés Diaz
Dançarina contemporânea radicada em Genebra e intérprete principal da Cie Gilles Jobin desde 2004. Ela dançou em vários projetos inovadores, incluindo a peça de realidade virtual VR_I. Especializada em mesclar dança e tecnologia, ela também cria seus trabalhos coreográficos e colabora diretamente com tecnólogos e dançarinos.
23/10 QUARTA-FEIRA
10H30
Formas Fluídas de Presença:
Mídia Imersiva e a Transformação do Espaço
Martin Kusch (Universidade de Artes Aplicadas de Vienna, Áustria)
Mediação: Ágatha Oliveira
Esta palestra explora como a mídia imersiva, especialmente a realidade estendida (XR), a realidade virtual e os ambientes fulldome (imersivos), estão transformando nossas percepções de presença e corporeidade. Ao examinar obras artísticas que borram as fronteiras entre os espaços físicos e digitais, a XR destaca novas formas de engajamento sensorial e interação do público. Essas obras, que incluem práticas de performances ao vivo, bem como experiências imersivas mais amplas, desafiam noções tradicionais do corpo e de sua agência, oferecendo futuros especulativos onde a corporeidade é redefinida pela tecnologia e pela cultura digital.
Martin Kusch
Dirige o grupo de performance digital Kondition Pluriel (Montreal/Canadá), e o laboratório FulldomeXR da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, onde é pesquisador e professor adjunto. Sua prática se concentra em mídias digitais, virtuais, interativas e instalações performáticas e ambientes imersivos.
23/10 QUARTA-FEIRA
14H
Design de Realidade Mista, Imersividade e Jogos
Esteban Clua (Instituto de Computação, MediaLab, Universidade Federal Fluminese)
Mediação: Lucas Feres
Nesta palestra abordaremos os principais conceitos envolvidos em Realidade Mista e jogos dentro do contexto de criar aplicações divertidas e imersivas. A palestra irá explorar diversas possibilidades que estas plataformas podem trazer para diferentes contextos, incluindo educação, saúde e artes digitais.
Esteban Clua
Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, pesquisador CNPq PQ 1D, cientista do Nosso Estado em 2024, pela FAPERJ. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) e atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP).
MediaLab:
23/10 QUARTA-FEIRA
15H
Tecnologia sintiente: Performance,
Inteligência Artificial e Realidade Estendida
Claudix Vanesix (Peru/França)
Mediação: Lucas Feres
Através da performance, observaremos o corpo humano como tecnologia e interface de novos meios digitais. Claudix Vanesix compartilhará sua investigação sobre a arte “figital”, com a qual elabora uma experiência física e simultaneamente digital. Artista mostrará alguns de seus métodos de trabalho para vincular o corpo e a Inteligência Artificial, bem como sua experiência projetando performances de conteúdo político com Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Motion Capture.
Claudix Vanesix (elu/delu)
Artista XR do Peru que reside na França. Seu trabalho desafia o sexismo e o racismo na vida social digital e reflete sobre seu impacto no mundo físico. Claudix cria performance e arte de Realidade Virtual que desafia a narrativa da inevitabilidade tecnológica ao misturar novas tecnologias com tradições ancestrais.
24/10 QUINTA-FEIRA
9H
O corpo material e imaterial em suas borderlines
Janaína Leite (ECA, Universidade de São Paulo)
Mediação: Gabriela Lírio
A partir de suas últimas criações realizadas em plataformas digitais e com uso de realidade 3D, a diretora de teatro e pesquisadora Janaina Leite, reflete sobre o estatuto do corpo e da presença tomando, de um lado, o paradigma da “dissociação” mas também a ideia de uma coextensão entre corpo físico e corpo virtual, problema incontornável para a sociedade contemporânea e também para as artes.
Janaina Leite é atriz, diretora, dramaturga e pós-doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalha sobre o uso de documentário e autobiografia no teatro a partir da perspectiva de um real ob-sceno. Publicou pela editora Perspectiva o livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena".
24/10 QUINTA-FEIRA
10H
Documentário e Intimidade
Coraci Ruiz (Laboratório Cisco)
Mediação: Gabriela Lírio
A partir de um processo familiar (a transição de gênero de seu filhe), a documentarista Coraci Ruiz realiza, entre 2019 e 2026, uma série de seis filmes que abordam as vivências de corpos trans. Passando por cada uma das produções, ela reflete sobre as diversas relações entre intimidade e produção documental.
Coraci Ruiz é documentarista desde 2003. Seu primeiro longa, “Cartas para Angola” (2012), participou de diversos festivais e foi premiado no Brasil, Angola, Portugal e Bélgica; o segundo, “Limiar” (2020), participou de mais de 80 festivais em diversos países e recebeu 22 premiações no Brasil e no exterior; “Germino pétalas no asfalto” (2022), seu terceiro longa, foi exibido em festivais em diversos países e recebeu 15 premiações no Brasil e exterior. Dirigiu ainda diversos curtas, séries televisivas e outros conteúdos audiovisuais. É graduada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos pela Unicamp.
24/10 QUINTA-FEIRA
11H
Dramaturgia de Imersão, presenças em realidades digitais e mistas nas artes da cena
Coraci Ruiz (Laboratório Cisco)
Mediação: Gabriela Lírio
Proponho uma reflexão sobre outras possibilidades de improvisação em dança, a partir de configurações digitais, tais como metaverso, vídeo 360, realidade virtual, aumentada e mista. Trata-se de uma proposta que busca uma relação imersiva e participativa do público, a qual tenho desenvolvido como uma “dramaturgia de imersão”.
Ivani Santana é artista da dança interessada na mediação tecnológica no campo da dança. Atualmente, tem como foco de investigação teórica e artística as realidades expandidas. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Dança da UFRJ. professora do Departamento de Artes Corporais. Líder do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológica: corpoaudiovisual.
24/10 QUINTA-FEIRA
14H
DANÇA+3D+BLOCKCHAINS
Diego Mac
Mediação: Giuliano Obici
Relato do artista Diego Mac sobre os impulsos e impactos provocados pelo uso da tecnologia Blockchain e das técnicas de simulação e animação 3D na sua poética coreográfica e no seu processo criação, produção, distribuição e comercialização de obras de arte.
Diego Mac é multiartista e produtor cultural, reconhecido por seu trabalho como diretor de dança e pela inovação na integração de dança com tecnologias 3D e blockchain. Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, é doutorando em Artes Cênicas (UFRGS), diretor da Macarenando Dance Concept, e diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Seu trabalho foi premiado internacionalmente e destacado em eventos como o NFT.NYC e a Non Fungible Conference. Com mais de 50 peças de dança 3D criadas e participação em exposições globais, Diego é uma figura proeminente no cenário artístico contemporâneo.
24/10 QUINTA-FEIRA
15H
Jogos Digitais se/então Transcendências Virtuais
Guilherme Xavier, Guilherme Durão e Luiz Ludwig (PUC - Rio)
Mediação: Giuliano Obici
Contemplando a difusão das fronteiras entre tecnologia, corpo e arte, a apresentação busca discutir como os elementos interativos dos jogos digitais podem ser mais do que metáforas audiovisuais de controle, mas recursos para experiências subjetivas profundas e reveladoras. Nessa apresentação interativa, abordaremos como a integração entre mecânica, dinâmica e estética pode transformar performances eletrolúdicas.
Guilherme Xavier
Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), pesquisador pelo LINC-Design (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e Coordenador do PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade) na mesma instituição. Tem como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas. Atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas.
Guilherme Durão é designer de mídia interativa formado pela PUC RJ e Mestrando pela mesma com especialização pela New York University/ITP. Atua desenvolvendo peças interativas misturando técnicas diversas que vão desde o hardware e software até laser mapping e video mapping. Já colaborou com instituições como Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu de Arte do Rio, Parque Laje e Museu Catavento além de empresas como Vtex, Itaú, Globo e Spotify. Guilherme atua desde 2020 como Lead Creative Coder em seu estúdio, a SupLab.
Focado na interseção entre dados, arte e design, Luiz Ludwig trabalha com design de ambientes interativos, artes visuais e visualização de dados. Como artista e designer, suas obras e instalações já estiveram presentes em instituições como Oi Futuro Rio de Janeiro, Galeria BNDES, Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte). Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland Institute College of Art (Estados Unidos), Luiz atualmente é doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ e professor do departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Labs DCT
WORKSHOPS
TEATRO DOMINGOS DE OLIVEIRA
25/10 SEXTA-FEIRA
9H30 - 12H
LabDCT 3 | DANÇAS MOLES
Diego Mac
Práticas experimentais de criação coreográfica, guiada pelo artista Diego Mac, a partir da pesquisa das relações entre dança e animação/simulação 3D. Mac convida profissionais e estudantes de artes cênicas para juntos modelarem, em seus corpos de carne e osso, pequenas partituras coreográficas inspiradas em peças e samples de dança 3D criados pelo artista a partir do trabalho com corpos moles digitais.
Público: profissionais e estudantes de artes cênicas
20 vagas
Diego Mac é multiartista e produtor cultural, reconhecido por seu trabalho como diretor de dança e pela inovação na integração de dança com tecnologias 3D e blockchain. Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, é doutorando em Artes Cênicas (UFRGS), diretor da Macarenando Dance Concept, e diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Seu trabalho foi premiado internacionalmente e destacado em eventos como o NFT.NYC e a Non Fungible Conference. Com mais de 50 peças de dança 3D criadas e participação em exposições globais, Diego é uma figura proeminente no cenário artístico contemporâneo.
TEATRO DOMINGOS DE OLIVEIRA
26/10 SÁBADO
14H - 17H
LabDCT 4 | CIRCUITOS BIOLÓGITOS
Guilherme Xavier, Guilherme Durão e Luiz Ludwig
Nesta oficina inovadora, componentes eletrônicos são desmaterializado em suas características e cada participante assumirá uma função, como gerador, interruptor, diodo, transistor, capacitor e/ou resistor. Fazendo a transmissão de cargas na forma de “papéletrons”, formaremos um “circuito biologital” interativo que reage a diferentes inputs, produzindo sons e imagens em tempo real. Exploraremos como conceitos técnicos podem ser traduzidos em expressões artísticas, promovendo uma compreensão lúdica e colaborativa da eletrônica e sua aplicação nas artes performáticas, experimentando a fusão entre tecnologia e corpo em cena e descobrindo novas formas de interação.
Público: profissionais e estudantes de artes cênicas
20 VAGAS
Guilherme Xavier
Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), pesquisador pelo LINC-Design (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e Coordenador do PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade) na mesma instituição. Tem como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas. Atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas.
Guilherme Durão é designer de mídia interativa formado pela PUC RJ e Mestrando pela mesma com especialização pela New York University/ITP. Atua desenvolvendo peças interativas misturando técnicas diversas que vão desde o hardware e software até laser mapping e video mapping. Já colaborou com instituições como Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu de Arte do Rio, Parque Laje e Museu Catavento além de empresas como Vtex, Itaú, Globo e Spotify. Guilherme atua desde 2020 como Lead Creative Coder em seu estúdio, a SupLab.
Focado na interseção entre dados, arte e design, Luiz Ludwig trabalha com design de ambientes interativos, artes visuais e visualização de dados. Como artista e designer, suas obras e instalações já estiveram presentes em instituições como Oi Futuro Rio de Janeiro, Galeria BNDES, Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte). Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland Institute College of Art (Estados Unidos), Luiz atualmente é doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ e professor do departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
TEATRO DOMINGOS DE OLIVEIRA
26/10 SÁBADO
10H - 13H
14h - 17h
LabDCT 5 | NAVEGANDO PELA PRESENÇA EM ESPAÇOS DE REALIDADE MISTA
Martin Kusch
Este workshop convida os participantes a explorar a interação dinâmica da presença física e virtual usando uma configuração de Realidade Mista aumentada. Por meio da alternância de papéis como artistas e espectadores/usuários, os participantes se envolverão na criação de sequências coreográficas que expandem os limites entre o espaço real e virtual. O workshop se concentrará na consciência espacial imersiva e interação em tempo real. Ao longo do dia, a experimentação prática ajudará a investigar a natureza mutável da presença em cenários de mídia imersiva. As discussões em grupo pontuarão o workshop, oferecendo espaço para refletir sobre suas experiências e aprofundar a compreensão de como esses elementos moldam o senso de presença.
Martin Kusch
Dirige o grupo de performance digital Kondition Pluriel (Montreal/Canadá), e o laboratório FulldomeXR da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, onde é pesquisador e professor adjunto. Sua prática se concentra em mídias digitais, virtuais, interativas e instalações performáticas e ambientes imersivos.